Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lato Sensu > Especialização GeoAgro-Amazônico

Especialização GeoAgro-Amazônico

Publicado: Quarta, 23 de Janeiro de 2019, 11h55 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2019, 13h17 | Acessos: 1912

Nome: Geoprocessamento aplicado à Agroecologia e ao uso dos Recursos Naturais (Geo_Agroecologia)

Objetivos do curso: oferecer qualificação profissional em nível lato sensu fundamentada nas multidimensões da sustentabilidade – econômica, social, ambiental, cultural, política e ética – capaz de planejar, elaborar, avaliar e executar técnicas de Geoprocessamento aplicadas às práticas Agroecológicas e uso dos Recursos Naturais, adequadas às necessidades socioambientais e produtivas dos atores das sociedades rurais do Bioma Amazônico.

Público-alvo: preferencialmente, os egressos que possuam curso superior completo Tecnólogos, Graduados em Geografia, Agronomia, Florestal, Biologia, Engenharias e demais áreas afins.

Período: Início: 11/03/2019 e Término: 14/12/2019 (prazo final prorrogado!)

Turno: Vespertino

Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Augusto Machado Vasconcelos

Contato: vasconcelos@ufpa.br

Vice-coordenador: Prof. Dr. Paulo Celso Santiago Bittencourt

Natureza: Gratuito

Período para Inscrições: 17/01 a 25/01/2019

Prova de seleção: 24/02/2019 no Campus de Ananindeua (Instalações provisória na FAAM - Br 316, km 07, nº 590)

Resultado Final, acesse aqui.

Conteúdo Programático

Período Módulo CH
Março/2019 a Setembro/2019   Agroecologia 40
 Sistema Agroflorestal de base Agroecológica 40
 Sociedade Rural e Análise Integrada dos Recursos Naturais 40
 Cartografia dos Sistemas Naturais e Produtivos 40
 Geoprocessamento dos Recursos Naturais e Sistemas Produtivos 40
 SIG e CAR-Ambiental 40
 Geomorfoliga e Pedologia em áreas rurais e periurbanas 40
 Banco de Dados Geográficos 40
 Modelagem Ambiental em GIS 40
 Análise e Monitoramento Agroambiental 40
 Geoestatística aplicada 40
 Geotecnologias aplicadas a dados Ambientais e Imagens de Satélite 40
 Trabalho de Conclusão (em forma de artigo ou monografia) 40

Os cursos de Especialização da Universidade Federal do Pará (UFPA) são regidos pela Resolução CSE/CNE nº 01/2007 de 08/06/20007 e pela Resolução nº 4.065/CONSEPE/UFPA, de 08/10/2010, após passarem por um processo de avaliação das unidades executoras, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE), e só então têm sua resolução de aprovação publicada.

* Nas especializações Gratuitas, os alunos são isentos de qualquer taxa ou mensalidade.

Aula Magna com Prof Dr Marcelo Vasconcelos

registrado em: